Qual é o seu favorito?
– “Nossa, amo Rock, Metal e as vezes rola um MPB. E você?”
– “Vixi, tô longe do Metal, sou mais um Forró, Sertanejo Raiz, mas também curto um Blues“.
Quantas vezes você ouviu ou participou de uma conversa assim? Nós da Harmos falamos o tempo todo sobre isso, entre nós e nossos alunos. Mas afinal, o que é gênero musical?
Para começar, podemos dizer que se trata de uma classificação musical. Classificar está longe de afirmar que uma música é melhor do que a outra, quer dizer que de acordo com alguns (na verdade muitos) fatores, a música irá se enquadrar em um gênero musical como a música erudita ao invés do funk dos anos 70. Alguns destes fatores que auxiliam na distinção de um gênero ao outro são a construção melódica, formação dos grupos, a presença ou ausência de improvisação ou letra, a temática das letras e até mesmo o contexto sociocultural.
Sim, são muitas variáveis que definem um gênero, mas como hoje nosso objetivo não é entrar tanto neste lado técnico, indicamos a você que queira se aprofundar no assunto o vídeo que está anexado AQUI, e que inclusive nos auxiliou e muito para criar este texto.
Mas vamos lá, separamos alguns artistas que são ou foram referência no gênero musical, então prepara o som e aproveite para desenvolver a sua capacidade de distinguir os gêneros!
Surgido em meados da década de 60, o MPB ou Música Popular Brasileira nasceu com artista que fizeram história no Brasil e mundo a fora. Lembra que falamos que entre um dos fatores para a classificação do gênero musical o contexto sociocultural faz parte? Pois o MPB nasceu em meio há um posicionamento sociocultural com diversas influências, mas sua principal foi a mundialmente conhecida Bossa Nova. Como mencionamos, a complexidade para classificar as músicas não é tão simples, já que dentro da própria MPB temos outras classificações de gêneros, como o MPM (Música Popular Moderna), mas vamos ao que nos interessa…música!
Milton Nascimento e Chico Buarque – Cio da Terra
Caetano Veloso e Maria Gadú – O Quereres
Elis Regina – Como Nossos Pais
Tribalistas – Vilarejo
Anavitória – Agora Eu Quero Ir
Sim, sabemos que estão faltando muitos nomes por aqui, mas nosso desejo é instigar vocês a perceberem o quão diferente os gêneros podem ser diferentes, mesmo dentro de um gênero só.
Veja bem, falamos que dentro de um gênero muita coisa pode acontecer, certo? Olha só algumas das variações que o Rock pode nos oferecer: Rock Clássico, Hard Rock, Heaty Metal, Indie Rock, Glam Rock, Punk Rock, Rock Progressivo…a lista parece interminável.
Nascido em meados dos anos 50 nos E.U.A, a formação das bandas tem como marca registrada a Guitarra, mas que geralmente vem acompanhadas da bateria, contrabaixo e voz. Alguns bandas e gêneros ainda podem ser compostas com piano/teclado guitarra 2, contrabaixo 2 ou até mesmo com duas baterias.
Led Zeppelin – Whole Lotta Love
Black Sabbath – Iron Man
Jimi Hendrix – Purple Haze
Paramore – Brick By Boring Brick
Elvis Presley – Suspicious Minds
São centenas de citações que poderíamos colocar (e não falta vontade), mas percebam mais uma vez o quão vasto pode ser a criação entre os gêneros. Quem diria na época de Elvis Presley que algumas décadas depois poderíamos escutar o som de Led Zeppelin?
“O chefe da polícia pelo telefone manda me avisar, Que na Carioca tem uma roleta para se jogar”, são estas as primeiras palavras da canção “Pelo Telefone” composta por Mauro de Almeida e Donga gravada no Brasil em 1917 sendo considerada a primeiro samba gravado na história.
O Samba tem uma história riquíssima e de se orgulhar, levando em consideração que os maiores influenciadores desse gênero musical (e dança também) advém dos movimentos musicais africanos trazidos ao Brasil pelos escravos.
Nascido na Bahia e recebendo suas maiores concentrações futuramente pelos estados do nordeste e sudeste brasileiro, temos todos de concordar o quão forte é essa música para a nossa cultura e nossos corações. E para finalizar, deixamos com vocês alguns grandes e clássicos nomes do samba.
Noel Rosa – Conversa de Botequim
Pixinguinha – Carinhoso
Beth Carvalho – Vou Festejar
Arlindo Cruz – Meu Lugar
Paulinho da Viola – Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida
Juntos Somos Mais!
(19) 99580.2188 (Whatsapp)
(19) 3875.6536 (Fixo)
contato@webapp281982.ip-50-116-55-208.cloudezapp.io
Rua 5 de Julho, nº 1194, Centro, Indaiatuba – SP
(19) 99580-2188
contato@harmos.art.br
@centromusicalharmos
Voz
Cordas
Teclas
Percussão
Cordas Friccionadas
Musicalização
Sopro
Teoria Musical
Prática de Banda
Regência Orquestral
O Centro Musical Harmos é um centro de ensino musical e artístico em Indaiatuba/SP. Em nosso espaço você pode encontrar alguns dos melhores profissionais de música da cidade e região metropolitana de Campinas.
Centro Musical Harmos ® 2024 – Todos os direitos reservados